terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Mercado de Veículos no Brasil

A história da Indústria Automobilística Brasileira iniciou com a chegada Ford no Estado de São Paulo no dia 24 de abril de 1919. Dois anos depois foi instalada a sua primeira linha de montagem com 124 funcionários. Com a chegada da Ford anos depois vieram outras montadoras como General Motors em 1925, VOLKSWAGEM em 1949 e a FIAT em 1976.
Estas quatro empresas ganharam o apelido de As Quatro Grandes, que dominaram o mercado brasileiro, até o final da década de 1990; até então as importações eram proibidas.
Com o processo de abertura outras montadoras e fabricantes as seguiram, como a Renault, Peugeot, Citroën, que montaram fábricas no Brasil, enquanto outras marcas iam sendo incorporadas, como a Dodge pela Chrysler do Brasil. A Mercedes-Benz, que já fabricava caminhões, estabeleceu em São Bernardo uma fábrica, a Daimler Benz do Brasil, inicialmente fabricante de carrocerias de caminhão e ônibus, inaugurando a sua unidade montadora veicular em 1998, em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Diversos foram os fabricantes de automóveis genuinamente brasileiros como Puma, Gurgel, Miura, entre outros. Muitos não sobreviveram à reabertura das importações no inicio dos anos 90 e à competição com modelos importados.

Produção

A produção brasileira de automóveis apresenta uma trajetória de crescimento quase ininterrupto de sua implantação até inicio dos anos 80. Ao logo desta trajetória, é possível identificar dois ciclos de crescimento, ambos acelerados. O primeiro ciclo estende-se até 1967 e foi marcado pelo aceleramento da produção; O segundo até 1980, onde temos a chegada da Fiat (1976) e também podemos destacar o início da produção dos veículos movidos a álcool.
Os anos de 1962 e 1974 correspondem aos momentos em que cada um destes ciclos, se desacelera o ritmo de crescimento. Os anos 80 caracterizam um terceiro estágio na historia da indústria, marcado pela contração da demanda interna e por queda substancial do seu nível de atividade.

Comportamento do Mercado a partir dos anos 90

A indústria automobilística brasileira contou com proteção absoluta desde o início de sua implantação no país até o começo dos anos 90. Com o processo de abertura à concorrência externa, a política industrial para o setor automotivo tem adquirido especial relevância desde os primeiros anos da década de 90, principalmente após o programa de estabilização econômica iniciado em 1994. Entre 1990 e 1998, diversas medidas de política governamental foram dirigidas diretamente para o setor automotivo. A abertura de 1990 e 1991 marcou o fim de regimes discricionários de proteção à concorrência externa, entre eles o Befiex. A política para o setor automotivo em 1992 e 1993 foi marcada pelas negociações na Câmara Setorial do Complexo Automotivo. Nesse período, foram negociadas reduções de impostos — Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) — e das margens de lucro dentro da cadeia produtiva. Foram também estabelecidas metas de salário e emprego. Em 1993, além das políticas deliberadas no âmbito da Câmara Setorial, o governo tomou a iniciativa de reduzir o IPI dos carros populares para 0,1%.

Conclusão

Destacamos os pontos mais significativos de cada um dos três períodos da Indústria Automotiva Brasileira:
1. Início da atividade da indústria automobilística, com a chegar das Quatro Grandes;
2. Os Ciclos de Produção e políticas de proteção a Indústria Automobilística Nacional;
3. Processo de abertura à concorrência externa

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